KRIYAS – limpando, purificando e potencializando a prática do Yoga

No post de hoje vou falar sobre duas poderosas técnicas que irão levar sua prática a um outro nível, e que podem ser realizadas diariamente.

Essas técnicas são parte dos Shatkriyas (ou Shatkarmas), que são seis técnicas de purificação do Hatha Yoga, muito importantes para liberar impurezas e assim obter melhores benefícios com os Asanas, Pranayamas e Meditação. Além da limpeza e detox do corpo físico, essas práticas também ajudam a purificar e acalmar a mente durante seu processo, bem como balancear os três doshas (Kapha, Pitta e Vata).

Do sânscrito shat-karmas “seis-ações” ou shat-kriyas “seis-limpezas”, os kriyas são práticas descritas por Yogi Swatmarama no Haṭha Yoga Pradīpikā, são elas: Netī, Dhautī, Naulī, Basti, Kapālabhātī, e Trāṭaka. Durante meu Teacher Training (em 2019) pratiquei cinco delas e ainda vou falar mais profundamente sobre esse assunto. Mas nesse post quero focar nas duas técnicas que podem ser realizadas todos os dias, para iniciar sua prática de Yoga da melhor forma, e inclusive indico fortemente esse poderoso hábito. 

O Kapalabhati e o Nauli Kriya são as duas técnicas que pratico diariamente logo quando acordo e elas devem ser trabalhadas de estômago vazio. Esse hábito vem potencializando minhas práticas, me ajudando a elevar minha energia pra obter melhores desempenhos, não só no Yoga, como em todo o dia, trabalhos e relações.

Kapalabhati | Energiza, aquece o corpo e estimula as células cerebrais.

Também considerado um Pranayama, o Kapalabhati é uma boa maneira de iniciar toda prática de Asanas, uma vez que esse exercício ajuda a aquecer o corpo, expandir a capacidade pulmonar e aumentar o foco no momento presente.

Conhecido como “Respiração do Fogo” (Breath of Fire) ou “Respiração do Crânio Brilhante” (Skull-Shining Breath), é um exercício de respiração com inúmeros benefícios, desde a estimulação do lobo frontal do cérebro e oxigenação da corrente sanguínea, como também no sistema digestivo, órgãos abdominais e gastrointestinais, esse exercício é incrivelmente poderoso para melhorar seu estado fisiológico e psicológico.

Por meio de expirações forçadas e inspirações passivas, o dióxido de carbono é eliminado em larga escala e as impurezas do sangue são jogadas pra fora. Limpando as vias respiratórias e liberando o ar preso no fundo dos pulmões, fazendo circular prana (energia), e energizando os sistemas circulatório e respiratório.

No vídeo abaixo faço uma breve demonstração do Kapalabhati:

Nauli Kriya | A “dança do ventre” dos yogis

Nauli Kriya é uma técnica avançada de purificação e tonificação de toda região abdominal e órgãos vitais. Essa prática consiste basicamente em massagear o abdômen e estômago, contraindo e revirando os músculos abdominais.  

Os benefícios do Nauli também são muitos, principalmente ligados à funções digestivas, auxiliando na cura de constipações, reduzindo obesidade e ativando as funções do fígado, baço e outras glândulas.

*Pessoas com pressão alta, úlceras ativas, queixas de hérnia, grávidas ou em período menstrual não devem praticar Nauli.

Atingir o Nauli não é tão simples e exige prática, por isso é comum dividir essa técnica em exercícios preparatórios.

No vídeo abaixo eu explico 5 passos para atingir o Nauli Kriya:

  1. Uddiyana Bandha | Esvazie os pulmões e coloque, segure a respiração e sugue a barriga para dentro e para cima. Um “levantamento” físico e energético, levando energia aos chakras superiores, no peito, na garganta e no cérebro. Antes de voltar a respirar, relaxe o abdômen pra fora, liberando o vácuo que o Uddiyana cria.
  1. Agnisara | É basicamente o Uddiyana Bandha trabalhado de forma rítmica. Levantando e relaxando a barriga pra dentro e pra fora, várias vezes dentro de uma mesma respiração. 
  1. Uddiyana + Contração abdominal | com o domínio do Agnisara, você pode praticar a contração do músculo reto abdominal enquanto a barriga está pra dentro. Como você pode notar no vídeo acima, os músculos ficam concentrados no centro do abdômen.
  1. “Esquerda / Direita” | Com o passo 3 dominado, brinque com sua musculatura abdominal, colocando seu peso nas nas pernas direita e esquerda alternadamente. Quando você coloca o peso em uma das pernas, os músculos que estavam concentrados no centro do abdômen, vão para o lado, seguindo a direção de seu peso.
  1. Nauli Kriya | Quando esses 4 exercícios acima estiverem dominados, você conseguiu atingir o Nauli Kriya. Basta coordenar a contração dos músculos abdominais para fazê-los “girar” de um lado para o outro, em ondas nos sentidos horário e anti-horário. O domínio desse quinto passo também é chamado de Nauli Chalana

Essas duas técnicas se tornaram sagradas em minha rotina diária, e sem dúvidas, meu dia inteiro é potencializado quando pratico logo pela manhã. Os benefícios vão muito além do ganho de disposição, energia física, foco e clareza mental, mas um sentimento de que “tudo dá certo” e meu campo de energia está atraindo coisas boas.

Acompanhem nosso canal no Youtube para mais dicas, aulas e vídeos explicativos. Compartilhando com vocês tudo o que estamos aprendendo e trabalhando em nossa jornada de Yoga pelo mundo. (Em breve vamos postar esses vídeos também em português).

Qualquer dúvida, questionamento, crítica ou elogio, deixe nos comentários que ficarei muito feliz em respondê-lo.

Nos vemos nos próximos posts. Gratidão e Namastê! 🙂

**Artigo também publicado em inglês pelo site omlove.yoga , confira!
**Article also published in English by omlove.yoga, check it out!

Posted In,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s