Quem sou Eu

Sou Marcelo,
no caminho do yoga,
na batida do tambor…
praticante, estudante,
amante e professor!

Marcelo é um professor de Yoga certificado pela Yoga Alliance (500 Hrs – Mysore, Índia).

Depois de 5 anos treinando Muay Thai, Jiu-Jitsu e Calistenia, Marcelo descobriu o Yoga em 2016, em meio a mudanças de vida, numa viagem de quase três anos pelo Brasil, realizando trabalhos voluntários e estudando medicinas naturais da Amazônia.

Motivado pelo estudo sobre desenvolvimento humano e por trabalhos energéticos, além de Life-Coaching, Marcelo também estudou Terapias Holísticas como Reiki e Massagem. Ele também explorou diferentes estilos de yoga, como Hatha, Vinyasa Flow, Ashtanga Vinyasa, Yin e Acro Yoga, além de outras práticas, como Tai Chi, Qi Gong e Sound Healing.

Em 2019, foi à Índia para aprofundar sua prática de Yoga. Lá, praticou Ashtanga Vinyasa com Sharmila Maresh, filha de R. Saraswathi Jois (KPJAYI) e com Srinatha B. (Yoga with Srinatha) antes de fazer seu “Yoga Teacher Training” de 500 horas com o mestre Santosh Kumar na Yogadarshanam, em Mysore. Depois de passar um tempo em Auroville estudando também o Yoga Integral de Sri Aurobindo, ele foi para a Tailândia continuar seus estudos em massagem e completou um treinamento de “Traditional Thai Yoga Massage de 60 horas na Sunshine Massage School em Chiang Mai.

Antes de suas experiências com Yoga e práticas holísticas, Marcelo se formou em Administração de Empresas com hab. em Comércio Exterior pela Universidade Mackenzie, uma instituição de renome em São Paulo, Brasil e viveu o mundo cooperativo, trabalhando com Negócios Internacionais e Importação/Exportação em duas empresas multinacionais por 5 anos (2008-2013).

Ele também lançou sua própria agência em 2013, onde prestava consultoria de marketing, mídias sociais e empreendedorismo para startups e freelancers, uma experiência que integra à sua vida no yoga hoje, apoiando projetos de yoga no desenvolvimento de estratégias, gestão e marketing digital.

Além de tudo isso, Marcelo também é um entusiasta da música e atualmente está trabalhando em seu primeiro álbum, que mostra toda sua trajetória pessoal de mudanças, despertares e aprendizados espirituais. Ele também gosta de cantar e tocar mantras em suas práticas e aulas.

ARTISTA SONHADOR
| BRINCANDO E CRIANDO

Batuqueiro desde criança, no mundo da lua desde sempre, comecei a escrever e a canalizar a Dona Jurema quando me dei conta de que seguia um caminho que não era meu.

Sem pressa para lançar e produzir, sigo criando e transcrevendo mensagens conforme o universo vai pedindo… mas sinto que logo vem coisa boa por aí!

Desde que deixei um emprego estável em 2013 em uma empresa multinacional, tenho me concentrado no desenvolvimento de minhas habilidades como terapeuta holístico. Comecei essa jornada com cursos, palestras e workshops de Life-Coaching, o que me levou a buscar mais sobre autoconhecimento e, em seguida, terapias alternativas, espiritualidade e yoga.

● Hoje foco meu trabalho na prática do Yoga Integral que vai muito além de Asanas, Pranayamas, Meditação, Limpezas, Estudos, Devoção e Meditação… uma forma de viver.

● Em sessões de Coaching Holístico que é uma forma mais ampla de trabalhar o desenvolvimento humano, com base nos pilares do Autoconhecimento, Planejamento/Organização Pessoal e Missão de Vida (da mesma forma que no Life-Coaching), mas utilizando ferramentas que olham para o Ser Humano de uma forma integral, levando em conta os corpos físico, mental, emocional e espiritual.

● E também na criação de aulas e workshops criativos.

NÔMADE DIGITAL
| ANDARILHO DO UNIVERSO, DESBRAVANDO E CONECTANDO

Desde 2015 na estrada e com um currículo bem diversificado, desde experiências em grandes multinacionais e também com empreendedorismo, até trabalhos em ecovilas, hotelaria, turismo, entretenimento e vendedor ambulante, utilizo minhas habilidades e conhecimentos para ajudar negócios e projetos que estejam alinhados com meus valores e missão de vida. Posso ajudar com:

Estruturação de ideias e Plano de Negócios Criativos;

Estratégias de Marketing Digital e Mídias Sociais;

Gestão e administração de projetos;

Organização pessoal e Coaching Executivo;


O nome “Marcelo Holístico” surgiu para reunir todos esses estudos e práticas com o intuito de passar isso pra frente, podendo compartilhar o que estou fazendo, ajudar pessoas a também encontrarem seus caminhos e até mesmo despertar novos movimentos que estejam adormecidos dentro de outros seres.

Durante minha imersão de Yoga com minha companheira (nosso sadhana em 2019/2020) idealizamos o projeto “OM love”, que é um portal de energia e conhecimentos focado em proporcionar saúde física, mental e espiritual utilizando o Yoga como principal ferramenta. Por meio da OM love promovemos aulas, workshops e imersões, além de compartilhar conteúdos educativos em relação à esses temas.

A “Dona Jurema” é um projeto pessoal que nasceu em 2015, junto com minha grande mudança de vida, em meio a profundas desconstruções e imersões em mim mesmo, em um cenário regado à enfrentamentos fora da zona de conforto, aprendizados sociais, limpezas e curas com medicinas da floresta e trabalhos espirituais. Um projeto musical e artístico que caminha junto comigo, e que devagarinho vem tomando forma e sendo criado em paralelo ao meu crescimento pessoal e re-conexões astrais. A Dona Jurema é uma forma de disseminar tudo o que venho absorvendo como terapeuta holístico e buscador de consciência, um projeto de “arte-social” focado em questionar mentes e despertar mudanças usando arte, educação e amor!

Minha história até aqui…

Me formei em Administração de Empresas (2009) e sempre fui “metido a empreendedor”. Mesmo quando trabalhava com comércio exterior em grandes empresas, estava sempre desenhando algum plano em paralelo, desde a criação de bandas pra fazer meu hobbie virar trabalho, até um negócio de suplementos alimentares que iniciei durante minhas “horas vagas”

Mas foi no final de 2012 que realmente decidi que iria criar uma vida que fizesse mais sentido pra mim…

Em 2013 pedi demissão de uma multinacional norte-americana pra me dedicar 100% à um projeto que estava criando com um amigo e foi nessa fase que mergulhei no mundo do empreendedorismo. Imerso em feiras, congressos e palestras de coaching, start-UPs e novos negócios, chegando até a abrir uma empresa dentro da Incubadora do Mackenzie, onde misturamos coaching com marketing digital, com o foco em impulsionar pessoas e utilizar as ferramentas digitais para maximizar seus resultados. “Digicoaching” era o nome do projeto, até palestrei sobre isso!

Foram quase três anos “brincando” de empreendedor e tentando criar um negócio que fosse rentável, mas que acima de tudo me desse prazer em fazê-lo. E foi aí que comecei a ver que juntar essas duas coisas (lucro e propósito) era uma tarefa nada simples, pois minha empresa que no papel tinha uma missão linda, na prática acabou virando uma “agência de marketing gourmet” para conseguir sobreviver, fato que me fez repensar o caminho que estávamos tomando.

Em 2015 ainda tentei dar uma chance para o que vinha desenvolvendo e lancei a “Musicoach”, pra ver se focando no mercado musical as coisas mudavam, mas da mesma forma do negócio anterior, o que dava lucro eram clientes que não me traziam satisfação nenhuma, definitivamente não estavam alinhados com meus valores e propósito.

Foi então que decidi “largar tudo” de verdade, dessa vez muito mais que a demissão de um emprego estável, a ideia era sair pra estrada em busca de “desconstruções” e me abrir para o novo.

E foi isso que fiz…

Saí pra uma jornada pelo Brasil que acabou durando mais 3 anos, onde fiz de quase tudo pra sobreviver e conheci realidades completamente diferentes do que podia imaginar.

Entre dezembro de 2015 e dezembro de 2018, passei por 15 estados brasileiros, trabalhei como voluntário em 16 lugares diferentes e cheguei a me hospedar nos lugares mais inesperados

Um pouco do que vivi durante essa longa viagem de desconstruções, aprendizados, autoconhecimento e renascimentos:

  • Voluntariados em vários tipos de host, de albergues e pousadas, à ONGs,  fazendas e projetos ecológicos;
  • Milhares de quilômetros percorridos de carona pelo norte e nordeste do Brasil;
  • Vivências e imersões em diferentes culturas;
  • 3 meses morando na maior favela de Recife/PE, trabalhando com crianças e desenvolvendo uma oficina prática de Life-Coaching com música, arte e muita diversão;
  • 2 meses na floresta Amazônica, trabalhando e aprendendo sobre medicinas naturais e cultura indígena;
  • Novos pontos de vista, morando em diferentes comunidades, locais remotos e de difícil acesso;
  • Música e Arte de rua por onde passei;

No final de 2018 cheguei “de volta” em “casa”, entre aspas mesmo, porque depois desses 3 anos que vivi, era impossível “voltar” (como muitos imaginavam). Não conseguia mais me sentir em casa por ali e muito menos ficar parado em um trabalho comum.

O plano para 2019 era sair novamente pelo Brasil mas dessa vez com um projeto mais estruturado de nômade-digital e música de rua, mas o Universo não queria isso e meu coração me fez voar para outros lados do mundo.

Em junho de 2019 fui parar em Berlim (Alemanha), onde além de fazer música nas ruas e metrôs, também comecei a desenhar o projeto OM love com minha companheira enquanto iniciamos uma imersão na prática e aprendizados de Yoga.

A dificuldade com meu visto de turista nos levou ao leste europeu para ganharmos mais experiência prática de Yoga e tempo para estruturarmos a OM love. Foram meses de aventuras, perrengues e aprendizados, passando pela Croácia, Albânia, Kosovo e Macedônia… chegamos até a voluntariar num projeto ecológico no interior da Bulgária. Mas nosso plano era ir para a Índia buscar conhecimento na fonte!

Em outubro desse mesmo ano chegamos na Índia, onde passamos 3 meses imersos em Yoga e realizamos nosso 500Hrs Teacher Training em Mysore, além de uma experiência como professores assistentes e ainda um tempo em Auroville descobrindo o Yoga Integral de Sri Aurobindo.

No começo de 2020 fomos pra Tailândia fazer um curso de Thai Yoga Massage (habilidades preciosas como professores de Yoga), com o plano de renovar nosso visto e voltar para a Índia, mas o universo tinha planos maiores pra gente pelas ilhas tailandesas.

Ficamos 1 mês em Koh Phangan trabalhando no Pyramid Yoga Center, onde lançamos nosso workshop de Partner Yoga e nos conectamos com pessoas incríveis.

Em Março desse ano fomos para outra ilha (Koh Yao Noi) trabalhar no Island Yoga, dessa vez com marketing e mídias sociais (além de aulas de Yoga). Nosso plano era ficar por 1 mês também, mas a pandemia mundial acabou nos prendendo por ali e estendemos nossa parceria de trabalho com o resort.

…to be continued.


Formação do Ser

Em constante mutação, observando e absorvendo cada passo da caminhada.
O processo de autoconhecimento é eterno, o mais importante é seguir em frente sempre, não importa qual seja a velocidade.

Missão do Viver

Buscar mais consciência planetária alinhada com a suprema inteligência universal.
E automaticamente passar isso adiante, para o bem da terra, para a evolução do Ser.

Ação do Servir

Servir e ajudar como posso, com as ferramentas que tenho acesso, direta e indiretamente.
Coaching, Yoga e medicinas naturais são a base, mas tudo é trabalho, seja um pensamento,
um simples sorriso ou uma profunda e eterna frase.


Gratidão, Namastê, Haux-HAUX! 🙂 _][_


Artista Sonhador

Mais do que criações e performances,
ARTE para mim é uma forma de pensar,
criar, respirar e viver!

professor de yogA
& COACH HOLÍSTICO

Coaching, Yoga, Massagem, Reiki e Medicinas da Floresta.
A eterna busca por autoconhecimento
e mais consciência universal.

Nômade Digital

Desde 2015 na estrada.
Criando momentos, conectando histórias,
semeando amor… presente no AGORA!